Motivação:










O Alto Uruguai e Oeste de SC avançam rumo à criação do novo distrito
O Alto Uruguai e Oeste de SC avançam rumo à criação do novo distrito
A região do Oeste de Santa Catarina e Alto Uruguai Gaúcho, representada no mapa pela área vermelha, deu um passo importante em 2024 com a aprovação unânime, pelo Concílio da Diocese Sul Ocidental, da vivência da autonomia financeira. A decisão fortalece a organização e o crescimento da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) nessa localidade, que permanece vinculada institucionalmente à Diocese Sul Ocidental.
O processo de transição avança com um planejamento bem definido. Em 2026, está prevista a autorização, pelo Concílio da Diocese Sul Ocidental, para que o projeto de criação do novo distrito seja apresentado e votado no Sínodo Provincial, que ocorrerá em Recife/PE. Esse será um momento essencial para a construção do status do Alto Uruguai como distrito vinculado à Província da IEAB.
A previsão é que, até 2030, o futuro distrito alcance maturidade suficiente para ser elevado à categoria de diocese. Durante o Sínodo Provincial daquele ano, será votada a criação oficial da futura Diocese Anglicana do Alto Uruguai, marcando um novo capítulo na história da Igreja na região.
Com base no lema regional, “Entre vales e montanhas, semeando o evangelho”, a liderança local reafirma o compromisso de consolidar a missão anglicana, fortalecer comunidades e expandir os laços de fé, acolhimento e inclusão. Este é um marco significativo para as 27 comunidades que compõem essa porção vibrante da IEAB.
Carta contemporânea:
Aos irmãos e irmãs Episcopais Anglicanos do Oeste de Santa Catarina e Alto Uruguai/RS, paz e bem. Nossa gratidão a Deus pelos nossos pais e nossas mães na fé que um dia sonharam e lutaram para desenvolver a sua espiritualidade à maneira Anglicana e ter o atendimento pastoral desta igreja nestes vales e montanhas nos quais habitamos.
Foram tempos desafiadores para os primeiros colonizadores desta região no início do século passado. Uma região sem nada, apenas uma imensa floresta! Não havia estradas nem casas, nem escolas, nem igrejas, apenas uma imensa vontade de construir sua vida nestas terras férteis.
Ainda assim, neste mesmo chão, foram desabrigados pelas companhias colonizadoras milhares de pessoas que habitavam esta floresta. Os bugres (nativos indígenas) e caboclos foram expulsos destas terras para que nossos antepassados pudessem aqui construir suas vidas. De alguma forma, precisamos pedir perdão a Deus e reconhecer que somos privilegiados por habitar esse território onde muitas vidas se perderam precocemente sem direito de viver nestas terras.
E hoje nos reunimos para celebrar 110 anos de presença Anglicana nos Vales e Montanhas do Oeste de Santa Catarina. É muita história vivida ao longo desses anos. Muitas pessoas de fé se dedicaram ao Evangelho de Jesus Cristo! Pessoas analfabetas ou com pouca instrução formal, mas de muita fé na vida. Muitos clérigos e clérigas aqui desenvolveram seu trabalho pastoral.
Nossa igreja aqui sempre foi missionária, sempre em busca de atender as pessoas que estavam buscando a igreja. Hoje somos 26 comunidades, somos muitas vezes peregrinas com o povo. Temos nossa comunidade mãe, a Paróquia Agnus Dei de Vila União Alto Bela Vista, que já está em sua terceira localização. Atualmente, temos 3 cidades da região com pessoas aguardando que a igreja comece o atendimento pastoral.
Ao longo dos 110 anos, sofremos duros golpes; passamos uma década sem clérigo residente e fomos atendidos pastoralmente pela comunidade Anglicana de Erechim. Neste tempo, fomos nos adaptando à realidade local. Desafios internos estremeceram os nossos alicerces, mas descobrimos que juntos somos mais fortes para vencer as adversidades.
Nos últimos anos, nos dedicamos à construção de um planejamento estratégico que reflete as necessidades e aspirações de nossas comunidades. Este planejamento foi cuidadosamente elaborado a partir da escuta atenta das comunidades e dos grupos de trabalho, garantindo que cada voz fosse ouvida e considerada na definição de nossos objetivos futuros. A participação ativa de todos os envolvidos foi fundamental para que pudéssemos criar um caminho conjunto, em sintonia com os desafios e oportunidades que nos aguardam.
Este planejamento estratégico, fruto do esforço coletivo, tem como objetivo fortalecer nossa presença e atuação nos Vales e Montanhas do Oeste de Santa Catarina. Com ele, vislumbramos um futuro em que possamos continuar a crescer e servir de forma mais efetiva, sempre mantendo a nossa identidade Anglicana e o compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo.E chegamos até aqui para celebrar esses 110 anos de presença Anglicana.
Nossa característica é de uma igreja simples para o povo simples. Estamos sonhando com um futuro em que podemos nos expressar com nossa diversidade e espiritualidade que nos são próprios, que levam à nossa expressão Anglicana de fé, uma diversidade na unidade Anglicana.
Nossa região atualmente conta com 858 famílias, que fazem parte dessa grande comunidade de fé. Em 2024, durante o Concílio da DSO, celebramos uma importante conquista: a aprovação da nossa emancipação financeira. Este é um passo significativo em nossa caminhada, que nos permite sonhar com o futuro. Estamos projetando que em 2026, nos tornaremos um Distrito, e vislumbramos com esperança e fé a elevação à Diocese em 2030. Que Deus nos guie e fortaleça nessa caminhada.
Somos o povo de Deus a caminho…